O mercado de franquias, que já é consolidado no Brasil, não para de crescer e está ganhando cada vez mais espaço dentro do cenário nacional. Por isso, é fundamental que quem participa dessa relação (franqueado e franqueador) tenha conhecimento sobre suas responsabilidades.
Nesse tipo de relação, por se tratarem de empresas interdependentes, ambas as partes precisam estar alinhadas e cumprindo com suas obrigações para garantir um sucesso conjunto.
Lembrando que, embora exerçam papéis diferentes, o objetivo principal dos franqueadores e dos franqueados é o mesmo: fornecer produtos ou serviços de qualidade ao consumidor final, tornando a marca cada vez mais rentável.
O papel da franqueadora é essencial para manter o negócio promissor e rentável. Por essa razão, trouxemos, neste artigo, quais são as principais responsabilidades dela. Vamos ver?
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Quais as principais obrigações das empresas franqueadoras?
A franqueadora é a empresa que detém os direitos sobre uma marca e que optou pela expansão do negócio por meio do sistema de franquias. Para isso, o franqueador, proprietário da empresa, desenvolveu um modelo de empreendimento que pode ser replicado por outras pessoas, os chamados franqueados.
Nesse sentido, a franqueadora permite que o franqueado parceiro passe a utilizar sua marca, desde que ele siga as previsões contratuais e os princípios do negócio.
Mas para que esse modelo de expansão alcance o sucesso desejado, é preciso que a franqueadora também cumpra com uma série de responsabilidades, sendo as principais:
Selecionar os empreendedores franqueados
Para que o empreendimento alcance o sucesso almejado, é importante que as partes envolvidas estejam alinhadas. Por isso, é importante que o franqueador selecione franqueados que tenham os mesmos valores e objetivos da empresa.
Lembrando que esse modelo de negócio é uma via de mão dupla. Por isso, é preciso fazer boas escolhas para não correr o risco de prejudicar a rede.
Para entender mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso outro artigo: COMO SABER QUAL É O PERFIL DO FRANQUEADO IDEAL?.
Elaborar o contrato de franquia
O contrato é o documento responsável por determinar todos os direitos e deveres da franqueadora e do franqueado. Esse documento deverá ser elaborado pela franqueadora, assinado pelas partes interessadas e testemunhas e ser reconhecido em cartório.
O objetivo da elaboração do contrato é evitar que ocorram problemas futuros. Assim, ele deve ser confeccionado de forma minuciosa, mencionando todas as obrigações previstas em lei, além daquelas que forem acordadas entre as partes.
Proporcionar treinamento e capacitação
A padronização é um dos elementos mais importantes das franquias. Entretanto, para que ela seja alcançada, a franqueadora deve prestar treinamentos e capacitação recorrentes aos franqueados, instituindo programas de gestão e compartilhando novas metodologias.
Ademais, cabe à franqueadora disponibilizar manuais de operação e colher avaliações constantes para tornar seu modelo de negócio cada vez mais eficiente e gerar resultados positivos.
Fornecer um suporte adequado aos franqueados
Embora não se trate de algo obrigatório, as redes bem estruturadas e que desejam o sucesso do franqueado sabem que apenas com suporte é que eles obtêm bons resultados. Assim, de fornecer o treinamento e a capacitação dos franqueados, é recomendado que a franqueadora ofereça o suporte necessário durante o período de vigência do contrato.
É recomendado que o suporte incluir o auxílio na escolha ou aprovação do local em que a empresa funcionará, bem como a viabilidade da região para suportar a franquia, reduzindo a chance de futuros prejuízos.
Ademais, aconselha-se disponibilizar uma equipe de consultoria para dar suporte ao franqueado, auxiliando na correção de eventuais problemas.
A franqueadora também pode realizar uma consultoria de campo regular a fim de verificar se tudo está ocorrendo da forma esperada, ficando disponível para instruir os franqueados a se manterem dentro do padrão esperado.
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Criar estratégias de marketing
A empresa franqueadora ainda é responsável por criar estratégias de marketing. Para isso, ela poderá contar com o fundo de propaganda para cobrir despesas com as ações de publicidade para a rede.
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