O ano de 2023 pode apontar algumas tendências para o Franchising que não apareceram com tanta força na pandemia – a outras poderão se reforçar.

O ano de 2023 pode apontar algumas tendências para o Franchising que não apareceram com tanta força na pandemia – a outras poderão se reforçar. Tivemos mudanças importantes no mercado de trabalho e isso se refletiu no varejo. O aumento do trabalho homeoffice e a evolução dele para o sistema híbrido fizeram surgir necessidades e hábitos diferentes na população brasileira. Com isso, também nasceram oportunidades de negócios que, agora, firmaram-se no mercado. Se você quer conhecer as 6 tendências para o Franchising em 2023, leia esse texto até o final!

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Não são só os investidores que desejam tornar-se franqueados estão apreensivos com a troca de governo: as franqueadoras fizeram planos de expansão, mas muitas delas aguardam os primeiros meses e a definição da política econômica que será adotada para agir – e muitas pensam, inclusive, em adotar a expansão internacional como uma alternativa ao mercado brasileiro. Percebemos seis tendências para o mercado de franquias em 2023:

Novos formatos de negócios

As franqueadoras sabem que o investidor busca por negócios de menor investimento. Então, muitas estão criando formatos diferentes de suas operações tradicionais para atender quem busca substituir o emprego perdido por uma franquia e quem tem valores médios para investir, mas deseja começar com negócios menores. Quiosques, mini-lojas, store in store, espaços compartilhados e outras alternativas estão em alta.

Serviços residenciais

O brasileiro acostumou-se a ficar mais em casa e, assim, passou a valorizar seu lar. Os serviços residenciais, portanto, formam um segmento que tende a crescer – da decoração à limpeza especializada, passando por chef em casa (cozinheiros em domicílio) e serviços de saúde homecare.

Franquias homebased

O brasileiro também se acostumou a trabalhar em casa e, depois, em sistema híbrido (parte em casa, parte na empresa). Muitas pessoas gostaram dessa opção e buscam franquias que sejam formatadas para trabalho homeoffice.

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Delivery de tudo!

Ainda como herança dos tempos de pandemia, as franquias que operam por delivery continuam em alta. E não é apenas em Alimentação que elas se apresentam: a comodidade de receber produtos em casa alcança todas as áreas e, com isso, também crescem as oportunidades em logística, dark kitchens e dark stores – todos negócios intimamente relacionados.

Internacionalização

Pouco explorada na pandemia (por motivos óbvios), a expansão internacional das marcas brasileiras passa a ser reestudada por muitas marcas. Com vacinas disponíveis praticamente no mundo todo, as redes brasileiras veem no exterior uma possibilidade mercadológica interessante, especialmente por não se sentirem seguros com a economia brasileira.

Diversidade e inclusão

As franqueadoras podem se tornar, se agirem de forma estratégica e organizada, disseminadoras da conscientização e implantação de ações de diversidade e inclusão. O franchising tem a capacidade de multiplicar conceitos rapidamente e pode criar diferenciais competitivos a partir de soluções inovadoras para elevar o capital humano, tanto do ponto de vista do tratamento adequado de seus colaboradores quanto de seus clientes. Essa tendência será mais forte em 2023 e se perpetuará nos próximos anos.

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Vale a pena lembrar que franqueadoras precisam sempre estar com documentos em dia. A Circular de Oferta de Franquia (COF) deve ser atualizada constantemente para levar ao candidato à franquia todas as informações importantes sobre o negócio. Caso isso não aconteça, numa demanda jurídica, o contrato pode ser anulado e todas as taxas precisarão ser devolvidas pela franqueadora ao franqueado.

Falando em contrato, ele precisa estar assinado e, também, renovado, de forma a garantir os direitos e deveres das partes. Tanto o contrato de franquia quanto os contratos acessórios devem ser validados para que a marca não perca valor e haja dentro da lei. Além disso, as atas do Conselho de Franqueados e da Associação de Rede devem ser autenticadas. Não negligencie seus documentos e conte, sempre, com uma equipe jurídica especializada em franchising!

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