Os 7 segredos das franquias de sucesso

Ao investir em um negócio, o empresário, claro, busca por lucratividade. E, então, é fundamental identificar quais são os pontos cruciais para que as marcas ofereçam franquias de sucesso aos possíveis investidores. Neste texto, contaremos os 7 segredos das franquias de sucesso, então, fique conosco até o final!

O que é franquia

Veja a definição de acordo com a Lei de Franquias, de número 13.966, de 2019:

“Art. 1º Esta Lei disciplina o sistema de franquia empresarial, pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.”

Explicando de forma resumida, franquia é a concessão do direito de uso de uma marca com a transferência de know-how do franqueador para o franqueado. É claro que, para franquear, a empresa precisa de muito mais do que apenas uma marca: ter um business plan, estudo de viabilidade do negócio, formatações do negócio e jurídica, produtos e serviços já testados, conhecimento de público e mercado, marketing estruturado, presença digital, canais de distribuição e varejo definidos, fornecedores homologados, dentre outros tantos detalhes, farão com que ela seja uma franqueadora.

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Os 7 segredos para que uma marca seja uma franquia de sucesso

A partir do momento em que começa seu processo de expansão, uma franqueadora deve oferecer aos franqueados todos as instruções que os ajudem a prosperar, além de atuar estrategicamente desde a seleção dos franqueados, ponto extremamente importante para que a unidade franqueada prospere.

Conheça 7 questões fundamentais para que uma franqueadora possa se desenvolver plenamente:

Transferência de know-how

Os franqueadores não são apenas donos de uma marca. Eles são aquelas pessoas que deram início a um projeto do zero e têm bagagem nos mais variados setores de um empreendimento. Na tradução literal, “know-how” significa “saber como” e, neste sentido, a transferência engloba um conjunto de conhecimentos que vai desde as informações sobre a marca e os produtos até as tecnologias que são utilizadas dentro da franquia.

Essa transferência de conhecimento deve ser constante, durante todo o contrato. Inicialmente, por meio dos treinamentos que permitem que o franqueado se familiarize com a operação e com a gestão do negócios. Depois, com a evolução de sua unidade franqueada, por meio de capacitações complementares, que o tornam ainda mais preparado para o dia a dia da unidade e, quem sabe, até mesmo para se tornar um multifranqueado.

Seleção de franqueados

Para que a franquia tenha sucesso, não basta ter bons produtos, preços atrativos e diversas lojas. É fundamental que cada franqueado tenha aptidão para o negócio e determinadas características consideradas relevantes pela franqueadora. Por isso, os franqueadores devem apostar em uma seleção que não seja baseada apenas em valores que os possíveis franqueados estão dispostos a investir. Eles precisam ser comprometidos, estar dispostos a fazer a marca crescer e entenderem que precisam seguir regras.

Outros pontos importantes, como aptidão comercial e facilidade de lidar com pessoas, por exemplo, podem ser importantes para a maioria das franqueadoras – enquanto, para outras, é fundamental ter habilidades específicas, como ser da área da saúde ou entender de moda, por exemplo. Cada franqueadora deve determinar o que deseja em seus franqueados – inclusive, de forma comportamental – e aceitar na rede apenas aqueles que cumprem os requisitos.

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Inovação

Muitos investidores optam por abrir uma franquia por conta das diversas vantagens que o modelo oferece. Uma delas é o mix de produtos oferecido e acesso organizado aos fornecedores. Mas isso não basta. As marcas devem estar sempre por dentro das principais novidades do mercado para que não sejam passadas para trás e não diminuam as chances de sucesso de cada franqueado.

Não é fácil concorrer em mercados competitivos como o brasileiro e, sem inovação, muitas empresas já deixaram de operar. O consumidor busca uma boa relação entre custo e benefício, está atento às marcas que primam pela sustentabilidade e seguem as tendências de ESG e confiam naquelas que se relacionam com transparência com seu público, dentre outras ações inovadoras. Assim, fica na liderança a franqueadora que consegue ser atual, mesmo tendo tradição no mercado por estar nele há muitos anos.

Gestão participativa da rede

Muito se diz que o bom gestor não é aquele apenas que dá ordens, mas sim aquele que busca crescer junto aos seus stakeholders. No sistema de franchising, isso não é diferente. É importante que as franqueadoras estejam abertas para uma gestão participativa, na qual os franqueados participem do Conselho de Franqueados, da Associação de Rede para gestão do fundo de propaganda e de comitês que possam discutir os caminhos que a marca seguirá. Cada franqueadora possui o momento correto de criação e implantação de órgãos que facilitem a comunicação com a rede. O importante é que o franqueador aprenda a ouvir seus franqueados, sempre, desde a primeira unidade franqueada.

Suporte ao franqueado

Por mais que a marca já seja um sucesso de vendas, não basta apenas transferir todo o know-how e esperar que as novas unidades sigam essa tendência. As franqueadoras precisam acompanhar de perto cada operação para que possam auxiliar os franqueados, tirando dúvidas e colaborando caso surjam problemas mais complexos. Os treinamentos realizados pela franqueadora também são essenciais para que todas as lojas sigam um padrão no atendimento ao cliente.

Advogados especializados em franchising

Contar com uma equipe jurídica que não seja improvisada, mas que, de fato, tenha conhecimento e seja especializada no modelo de franchising fará toda a diferença na hora de melhorar o relacionamento entre franqueado e franqueador, a fim de administrar pacificamente o conflitos. E isso acontece porque é essa equipe de advogados especializados em franchising que fica responsável pela elaboração de todos os documentos necessários na hora de formalizar a relação e vai seguir tudo o que é exigido de acordo com a Lei de Franquia (13.966/19).

Investimento em marketing

De nada adianta ter ótimos produtos, bons vendedores e franqueados comprometidos se a marca não tiver notoriedade. Os investimentos em Marketing e a presença digital são primordiais em um mercado que tem cada vez mais concorrência e, hoje, a internet é um dos principais meios para tornar a marca conhecida. Então, um marketing bem feito pode render bons resultados para cada um dos franqueados e para toda a rede.

LEIA TAMBÉM: Como escolher o melhor market place para vender mais. 

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  1. […] Agora que você já conhece as responsabilidades do franqueado e franqueador para que essa parceria gere bons frutos, que tal conferir nosso outro artigo: OS 7 SEGREDOS DAS FRANQUIAS DE SUCESSO? […]

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