A franquia surgiu em torno de 1850 e, desde então, vem sendo adotada por empresários de todas as áreas que desejam expandir seus negócios escalando o seu modelo de operação.
Esse modelo consiste em uma operação na qual o franqueador autoriza o franqueado a utilizar sua marca, sua patente, seu know-how e todo o networking a ela atrelado em troca do pagamento de taxas.
Se você é um desses empresários que têm um negócio de sucesso e está pensando em franqueá-lo, não deixe de conferir este artigo. Nele, explicamos quais são os primeiros passos para transformar o seu negócio em franquia. Boa leitura!
Não deixe de conferir nosso artigo: QUER FRANQUEAR SEU NEGÓCIO? DESCUBRA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER
Já tem um modelo de negócios estruturado?
O primeiro passo para franquear uma empresa é ter um modelo de negócios estruturado e sólido.
Além disso, é necessário testar a marca no mercado, pois, assim, o franqueador desenvolverá sua operação, identificará as mudanças necessárias para melhorar o negócio e o ofertará aos seus franqueados.
Agora, você precisa fazer um plano de negócios!
Após ter um modelo de negócios estruturado, o empreendedor deve criar um plano de negócios, no qual constarão constar todas as informações sobre a empresa, por exemplo, o tipo de produto oferecido, o segmento do negócio e o público-alvo.
Com um plano de negócios estruturado da forma correta, o franqueador consegue identificar quais são os pontos fortes do seu negócio e as oportunidades de melhoria para alcançar mais franqueados conforme as características do mercado.
Por meio do plano de negócios, o franqueador ainda consegue fazer uma projeção dos investimentos que serão necessários para criação ou desenvolvimento da marca e do prazo de retorno desses investimentos. Dessa forma, é possível verificar a viabilidade da franqueabilidade da empresa e da sua expansão no mercado.
Você tem viabilidade financeira para ser franqueador?
Para saber se o empreendedor tem viabilidade financeira para ser franqueador, é realizado um levantamento da empresa, identificando como ela se encontra no mercado e definindo qual é a melhor forma de expansão para a marca.
Lembrando que a análise financeira também irá averiguar a rentabilidade do franqueado e dos futuros franqueadores para constatar a viabilidade da aplicação do modelo de negócios de franquias.
Já definiu os processos?
A padronização dos processos é inerente ao modelo de negócios de franquias que preza a padronização de todas as franquias, já que se trata da replicação de um modelo de negócio.
Assim, para evitar a ocorrência de erros e despadronização, os franqueados devem seguir diretrizes predeterminadas, que incluem o estabelecimento de padrões dos processos internos, dos processos externos, dos produtos ou serviços oferecidos, entre outros.
Como você planeja divulgar a sua franquia?
Antes de franquear o seu negócio, você precisa definir quais serão as estratégias de marketing a serem utilizadas para atrair franqueados e investimentos à sua rede de franquias.
Para isso, é recomendado contar com a assessoria de uma empresa de marketing que conheça o modelo de negócios de franquias, já que, nesse caso, não se busca atingir o consumidor final, mas sim empreendedores.
Já está assessorado?
Franquear um negócio é uma tarefa bastante complexa e que exige bastante conhecimento para ser realizada de forma correta. Por essa razão, o mais recomendado é que o franqueador conte com o auxílio de um advogado especializado em franchising desde o começo do planejamento.
Ademais, a criação de uma franquia demanda a elaboração de instrumentos jurídicos que são os responsáveis por garantir a segurança de todos os envolvidos. São eles quem determinam quais são as diretrizes a serem seguidas pelos franqueados.
Dentre os principais documentos que serão elaborados, está o contrato (que regerá a relação entre o franqueado e o franqueador) e a Circular de Oferta de Franquias – COF (que atua como um pré-contrato e é responsável por disponibilizar ao franqueador mais informações sobre o negócio).
Leia também: TAXA DE FRANQUIA, ROYALTIES E FUNDO DE PROPAGANDA: ENTENDA AS DIFERENÇAS
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