Contrato de Franquias

Reading Time: 4 minutes

A escolha entre licenciamento de marca ou franchising é uma dúvida comum tanto para quem quer expandir o seu negócio quanto para quem está em busca de uma oportunidade para empreender.

No entanto, ambos apresentam diferenças importantes, que causam impactos na rotina dos empreendedores, que devem ser observadas e levadas em consideração logo no início.

Então, pensando em tirar tais dúvidas, escrevemos este post explicando melhor as características de cada um deles. Confira!

O que é Licenciamento de Marca?

A Associação Brasileira de Licenciamento define o licensing (ou licenciamento) como a concessão de uma marca protegida por direitos autorais para exploração comercial por um período determinado de tempo em um produto, serviço ou promoção.

Em troca, há o ajuste de uma remuneração que costuma ser definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com a exploração da marca, conhecido como royalty.

O licenciamento abrange diversas categorias, como esportes, celebridades, jogos, moda, música e artes, no entanto, as mais desenvolvidas e lucrativas são as seguintes:

  • entretenimento, incluindo personagens e programas de TV, lançamentos de longa metragem, livros, letras de músicas e produção teatral, entre outros;
  • marcas e lifestyle, incluindo organizações corporativas, modas e designers, celebridades, alimentos e bebidas, entre outros;
  • design de arte e imagem, incluindo bibliotecas e coleções de imagens, ilustradores e designers.

Franchising: ideal para negócios que detêm know-how

Se você tem um negócio e pensa em expandi-lo, já deve ter analisado as opções que o mercado apresenta. Conforme explicado acima, o licenciamento de marca é ideal para uma imagem. Mas, se você tem um negócio que envolve knpw-how, a melhor opção é pensar numa rede franqueada.

O modelo de franchising difere do licenciamento porque há a cessão do direito de uso da marca e, também, o direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços. Mas, o mais importante do franchising é a transferência do know-how, porque o franqueador testou o negócio e passa seu conhecimento ao franqueado, que replicará o modelo em suas unidades franqueadas, a partir de treinamentos, manualização e suportes oferecidos.

Ou seja, o licenciamento de marca está incluso no sistema de franquias, por isso, podemos afirmar que o franchising é um modelo de negócio mais amplo e que oferece oportunidades para as marcas que expandem-se por meio de um conceito – e não apenas de uma imagem.

Outra vantagem do franchising, em relação ao licenciamento, é que a relação entre o franqueador e o franqueado é próxima, porque é oferecido suporte ao franqueado e e ele segue regras para atendimento uniforme da marca e padronização de layout de suas lojas, entre outros itens que tornam aquela marca conhecida em todos os seus pontos de venda. Em relação à prestação de serviços, o franqueado segue o mesmo padrão de atendimento em todas as unidades franqueadas, sendo que o cliente pode contar com o mesmo resultado final, independentemente da franquia que contratou.

O franqueado também conta com o fundo de propaganda da marca, para o qual todas as unidades franqueadas destinam, obrigatoriamente, um percentual de seu faturamento e o montante é destinado às ações de Marketing da marca. O destino do valor é decidido pelos próprios franqueados, em consonância com o franqueador, e beneficia o grupo, dando força à rede.

Já no licenciamento, o licenciado apenas comercializa produtos com determinada imagem ou marca licenciada, sem obedecer um padrão visual de loja, necessariamente, e não recebe qualquer suporte. Em relação à publicidade, não há a obrigatoriedade do licenciador realizar campanhas de Marketing que potencializem a imagem licenciada, mas é importante salientar que uma marca ou imagem licenciada, em geral, já são bastante conhecidas e estão em evidência, então, por si só, elas já vendem.

Duas boas propostas, cada uma para sua finalidade.

Agora que você já conhece mais a respeito das diferenças entre licenciamento de marca e franchising, chegou o momento de saber como escolher entre as duas.

Se você tem uma marca forte, ligada a uma imagem de um personagem ou personalidade, ou de algo que se adeque a um dos critério acima descritos, seu negócio é o licenciamento. Porém, se sua ideia é ver sua marcar em todo o Brasil – e, não raro, no mundo – em lojas ou por meio da prestação de serviços, tudo realizado da mesma maneira, com formatação, manualização e replicado com o know-how desenvolvido por você, sua melhor opção é o franchising.

Se você for um empreendedor e estiver em busca de iniciar um novo negócio, deve levar em consideração o seu conhecimento do mercado, o quanto você entende a respeito do produto e como a presença ou não de um suporte mais robusto poderá impactar o seu funcionamento.

É fundamental frisar que o licenciamento de marca não substitui o sistema de franchising, quando há envolvimento de know-how e suporte. Em um primeiro momento, parece vantajoso, por ser mais simples e não envolver tanto planejamento, mas é importante ter em mente que é justamente o trabalho em conjunto com cada franqueado que garante a qualidade do serviço ou do produto e mantém o valor da marca no mercado.

Para ser franqueador, é fundamental, também, que você goste de pessoas e saiba que o franqueado não será seu funcionário, mas seu parceiro de negócios. Se você não tem habilidade de relacionamento ou ainda não está preparado para compartilhar sua marca, talvez seja a hora de ter uma rede própria, uma excelente opção de expansão também – mas, que requer investimento próprio, sem o capital do franqueado envolvido.

Por isso, conte com uma assessoria jurídica especializada desde o início, para que seja possível avaliar as vantagens e desvantagens de cada caso específico.

E se você quer saber mais sobre o assunto para a escolha de seu negócio, curta a nossa pagina no Facebook e acompanhe as nossas publicações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.