Reading Time: 3 minutes

Tornar sua empresa franqueadora pode ser uma boa oportunidade para expandir sua marca. No entanto, também requer dos envolvidos – franqueador e franqueados – uma série de acordos e condições para manter um bom relacionamento a longo prazo.

O sistema de franchising consiste na seção de direito de uso de marca e, para isso, o franqueado paga ao franqueador as taxas de franquia e os royalties. Além disso, existe uma contribuição de cada unidade franqueada, geralmente cobrada sobre o faturamento, destinada a formar o fundo de propaganda.

É do fundo de propaganda que sairá o montante para as ações promocionais da marca, que devem movimentar as vendas de toda a rede e trabalhar a imagem institucional. Acompanhe o texto para saber mais detalhes sobre o assunto.

Como funciona o fundo de propaganda?

O fundo de propaganda é uma reserva financeira criada para subsidiar as ações previstas pelo plano de marketing. Fazem parte disso, na maioria das redes, as campanhas institucionais, o planejamento estratégico, a assessoria de imprensa, as agências de publicidade e Marketing e as ações estratégicas promocionais da rede, como um todo.

O fundo é essencial para manter o padrão de comunicação, afinal, o montante arrecadado possibilita a criação de campanhas mais estruturas e impactantes. Há casos em que as ações são rateadas, sendo 50% custeados pela franqueadora e os outros 50% retirados do fundo.

A reserva é alimentada pelos franqueados por meio do pagamento de uma taxa de de publicidade. A taxa, que é citada na Lei de Franchising. pode ser mensal, fixa ou sobre o faturamento de cada unidade, e seus detalhes devem constar em contrato.

De que forma pode ser gerenciado?

Via de regra, o fundo de propaganda é gerenciado pela franqueadora, que deve compartilhar decisões e questões relacionadas à publicidade com os franqueados. Isso porque a quantia ali disponível não é parte da remuneração dela, mas uma verba para ser usada unicamente em áreas de interesse coletivo.

Inclusive, é responsabilidade da empresa matriz prestar contas anualmente, ou em período estabelecido em contrato, aos franqueados acerca das receitas recebidas referentes à taxa de contribuição de marketing e também dos gastos custeados pelo fundo de propaganda.

Para que as transações fiquem ainda mais claras e transparentes, é obrigatório que a franqueadora crie uma conta separada só para esse fim e mantenha os parceiros atualizados sobre saldo e aplicação.

Também é possível, e até interessante, que um Conselho de Franqueados atue na gestão de forma consultiva, de forma a ficarem cada vez mais imersos no negócio. Além disso, vendo tudo de perto, fica mais fácil compreender a importância de manter o investimento.

Por que é importante prever as regras em contrato?

As regras de cada detalhe do sistema de franquia devem ser claras, levando em conta que estamos falando de uma relação duradoura, da qual todos os envolvidos dependem. Portanto, direitos e deveres de ambas as partes devem estar descritos em contrato!

No caso do fundo de propaganda não é diferente. É preciso que o franqueado entenda a necessidade de pagar a taxa e acompanhe de perto as movimentações, para não gerar dúvidas ou desentendimentos, bem como é preciso que as funções e limites de gestão da franqueadora estejam bem descritos.

Uma equipe jurídica especializada é imprescindível para dar apoio à franqueadora, revisando e adaptando, se necessário, os documentos referentes ao sistema de franquia, desde a Circula de Oferta de Franquia (COF) até o contrato.

É possível criar até um regulamento específico para o fundo de propaganda, em que constem os detalhes do que foi acordado entre as partes. De toda forma, o contrato deve detalhar como será feito o pagamento da taxa de contribuição de marketing e os prazos para prestação de contas da franqueadora.

Com um fundo de propaganda bem gerenciado e regras claras estabelecidas em contrato, a comunicação institucional e a publicidade ficam mais coesas, o que aumenta a viabilidade para grandes ações promocionais e a manutenção do padrão da marca. Ou seja, é bom para todo mundo!

Gostou do tema? Então continue com a gente e veja 8 dicas para atrair mais e melhores leads nas feiras de franquia.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.