Reading Time: 4 minutes

Se você é um franqueador, com certeza, já conhece como funcionam as feiras de franquias, em que cada marca apresenta seu conceito, seu histórico no mercado e as vantagens que o investidor terá ao fechar esse contrato.

Estar presente nas feiras com estandes visualmente bonitos e atrativos já é um grande passo para chamar a atenção dos franqueados, mas, para atrair os melhores leads, é preciso muito mais, como ter um pessoal treinado para o atendimento, um material interessante com informações relevantes e histórias de sucesso, além de fazer uma divulgação anterior.

Neste texto, falaremos mais sobre essas e outras dicas, como não assinar contratos durante a feira, analisar cuidadosamente o perfil dos interessados que se aproximam, criar uma sequência de possíveis perguntas para captar mais e melhores leads nas feiras de franquia etc. Continue a leitura e fique por dentro!

1. Escolha a feira de franquia certa

Há uma série de feiras de franquia pelo Brasil e pelo mundo, então, pesquise melhor para entender em quais delas estarão os investidores mais adequados para o seu tipo de negócio. Começar entendendo o perfil do visitante é fundamental para saber se o investimento vale a pena.

Por exemplo, esse investidor vem de que região do país? Busca produtos que atendam a clientes das classes A, B ou C? Está voltado para mulheres ou homens? Tem expectativa de atender a um mercado de qual faixa etária? A partir daí, você pode selecionar as feiras para as quais direcionará os seus esforços.

2. Lembre-se de fazer um estande atrativo

É muito importante ter um estande atrativo e confortável, afinal, a primeira impressão que o investidor terá é sobre a sua exposição, logo, vale a pena caprichar e apresentar um espaço interessante.

Porém, não adianta apenas gastar uma fortuna para que ele fique bonito, é necessário que o estande comunique, antes de tudo, o conceito da marca e a sua história, além de sua visão e missão.

3. Treine o pessoal do atendimento

Pessoas bem treinadas fazem toda a diferença para o seu negócio, inclusive quando tratamos dos estandes para atrair leads em feiras de franquias. O ideal é que quem recebe o investidor conheça tudo sobre a marca, o seu histórico e o perfil do investidor desejado.

Também é importante que as pessoas conheçam muito bem os deveres e os direitos de franqueadores e franqueados, a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia. Os diretores de sua empresa e o pessoal da expansão devem conhecer esses documentos a fundo, para poderem conversar com os potenciais franqueados adequadamente sobre o negócio. Não há nada pior do que pessoal despreparado, diante de investidores cada vez mais bem informados.

4. Capriche no folheto informativo

O folheto deve ser pensado especialmente para as feiras de franquias, conter as informações relevantes sobre o seu negócio e ser bem formatado para atrair a atenção dos investidores. Não confunda, porém, porque, aqui, estamos falando de pequenos folhetos informativos, não de brindes.

Além disso, fique atento, pois não é hora de distribuir a Circular de Oferta de Franquia, mas, sim, um material que fale das intenções da expansão e do perfil do franqueador, que apresente números e que diga como a marca pretende sobressair no mercado.

5. Pense em brindes, mas sem exageros

Fazer com que os visitantes reconheçam a sua marca após o evento pode ajudá-lo a fechar negócio posteriormente, por isso, muitas franqueadoras apostam na entrega de brindes, o que pode ser realmente interessante. Mas, nada de exageros! Afinal, é uma feira de negócios, e o ideal é atrair pessoas interessadas em fazer parte da sua franchising, e não aquelas que só passam de estande em estande atrás de brindes.

Isso causa uma falsa impressão de sucesso e, ainda por cima, pode acabar por afastar os investidores que podiam realmente fechar negócio, pois eles podem achar o local muito cheio e evitar a aproximação por medo de não serem atendidos. Mantenha, então, o foco e a seriedade.

6. Invista em divulgação

Para que os possíveis investidores saibam que você está expondo em uma feira de franquias, invista em uma divulgação prévia, tanto online quanto offline. Mande o material para seu mailing, convidando os leads para visitarem o seu estande, faça um post nas redes sociais, divulgue por meio de assessoria de imprensa etc.

7. Tenha clareza sobre o perfil do seu franqueado

Faça um estudo preliminar com todas as informações relevantes sobre o perfil do seu franqueado e estude bastante esse material antes da feira. Repasse também para as demais pessoas que estarão disponíveis no estande.

O ideal é manter o foco naqueles investidores cujas características fazem parte desse perfil, para cadastrar apenas pessoas que realmente estão dentro dos padrões desejados pela marca. Afinal, é preciso ter qualidade e não apenas quantidade.

8. Resista à tentação de assinar contratos na feira

Em meio à animação das feiras, muitos franqueadores acabam se precipitando e assinando contratos sem que o candidato passe por todo o processo de seleção. É bom fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre os negócios do investidor e dar tempo para que as consultorias jurídicas de ambos os lados analisem o COF e o contrato com mais calma.

As feiras de franquias são uma ótima opção para se mostrar melhor para o mercado e acessar novos interessados para se tornarem franqueados, mesmo assim não deixe de tomar todos os cuidados necessários no momento de fechar o negócio.

Gostou do conteúdo sobre captação de leads em feiras de franquias? Então, confira nosso outro post e veja também como as novas tecnologias estão revolucionando o sistema de franchising.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.