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O franchising está em alta e oferece oportunidade em diversos segmentos. Por isso, o investidor que deseja ter um negócio próprio, com mais segurança, opta pelo modelo de franquia. Já o franqueador que quer ver sua marca em diversos locais, ampliando a capilaridade, até mesmo no exterior, busca investidores interessados em aliar-se a ela, tornando-se parceiros do negócio.

Porém, tanto franqueadores quanto franqueados precisam tomar cuidado com modismos na franquia. O franqueador porque não sustentará sua marca por muito tempo – e, obviamente, desejará perpetuá-la no mercado. E o franqueado porque não terá o retorno do seu investimento, já que os modismos duram pouco.

Pensando nisso, elaboramos este post para esclarecer algumas dúvidas. Acompanhe!

Quais são os principais modismos encontrados no modelo de negócio de franquias?
Existem alguns pontos entre as franquias que podem ser considerados modismos e que merecem atenção antes de escolher como pretende atuar no mercado. Veja a seguir!

Franquias de produto único

Muitas marcas buscam se inserir no mercado por meio da disposição de produtos incomuns e que podem interessar muito ao público em um primeiro momento. A vantagem de oferecer um produto único é que o mix de opções comercializas é menor, simplificando a operação, o controle de estoque, entre outros.

No entanto, a principal desvantagem está ligada ao risco de esses produtos saírem de moda de forma rápida e, caso o franqueador não esteja ligado e oferecer alternativas que continuem atraindo os clientes, pode ocorrer um número considerável de unidades que não conseguirão ir adiante. Pense bem: quantas vezes o mesmo consumidor comprará o seu produto? De quantos consumidores você precisará num dia, para fazer um bom ticket médio, se tem apenas um produto disponível?

Franquias online

As franquias online têm um funcionamento semelhante às franquias tradicionais, com a diferença de que, em vez de terem lojas físicas, elas utilizam a internet. Entre seus benefícios está a possibilidade de adquirir renda trabalhando dentro de casa, flexibilidade de horários, além de exigirem menos investimentos, considerando que não é preciso gastar com aluguel, funcionários e outras despesas relacionadas ao ponto de venda.

Contudo, é muito importante que o franqueado online tenha em mente que as responsabilidades são as mesmas de uma franquia comum, e que eles precisam ser cumpridas adequadamente para que o negócio cresça de forma saudável. Isso quer dizer que não é mais fácil pela possibilidade de trabalhar em casa.

Ou seja, ela pode passar a impressão de que as coisas são mais simples, o que leva muitos empreendedores a não darem a devida atenção à gestão do negócio, fazendo com que ele tenha grandes chances de dar errado.

Da parte do franqueador, como ele consegue controlar a dedicação do franqueado? Que ferramentas ele tem para gerenciar o trabalho da equipe? É um segmento que não permite amadorismo…

Segmentos novos

Trata-se de produtos e serviços que nunca existiram e que, de repente, aparecem com inúmeras marcas, como as esmalterias, fotodepiladoras, paleterias mexicanas, casas de bolos, cupcakerias, brigaderias, entre outros, e que agiram o mercado por um período, mas que permitem a sobrevivência de pouquíssimas marcas.

O grande risco nessa situação é o franqueado investir todo o seu capital nessas novidades e perder o investimento e o sonho de ter um negócio próprio de sucesso. Porém, esse cenário não é tão pessimista, considerando que o país está carente em relação à infraestrutura e existem franquias com grandes chances de crescimento, como as prestadoras de serviços. Então, isso não significa que nenhum desses negócios não possam dar muito certo!

Mais uma vez, o franqueador precisa estar atento ao seu negócio, fazendo um trabalho de Marketing afinado, para que o cliente o conheça e deseje seu serviço. O investimento, neste caso, é grande, mas é necessário para a disseminação do conceito do negócio.

Quais cuidados devem ser observados ao optar em adquirir uma franquia?

Uma maneira estratégia de alcançar as metas e objetivos esperados com a obtenção de uma franquia é observar alguns aspectos muito importantes. Veja, a seguir, cinco deles.

1. Avalie o tempo de atuação no mercado

Se o êxito de um negócio se inicia rapidamente e aparece do nada, averigue as expectativas de estabilidade no futuro. Promessas que se espalham de forma quase que instantânea têm grandes possibilidades de serem modismos.

Assim, o tempo de atuação no mercado é uma ótima forma de identificar quais são os melhores segmentos e negócios. O mais indicado é investir em produtos e serviços de tradição, e tendências que buscam atender uma demanda real dos consumidores e vão além de ser somente um objeto de consumo.

2. Veja qual é o prazo de retorno financeiro

Quando o retorno do investimento é rápido, com alta taxa de lucratividade, você pode ficar com um pé atrás, pois são elevadas as chances de estar lidando com um modismo, já que essa é uma característica típica dos negócios que têm prazo de validade. Então, avalie com atenção uma proposta de investimento que promete dinheiro rápido, já que elas podem ser apenas momentâneas.

3. Observe o aumento da demanda

A maneira como a proposta aparece no mercado também está ligada à demanda. Todo mundo passou a falar sobre o assunto repentinamente? Se não há um nicho muito específico, pode ser modismo.

Isso porque as tendências de mercados são constituídas pelo surgimento de uma necessidade de um certo grupo de clientes, nos quais ganha força para depois crescerem. Existe um tempo para que elas se estabilizem e se expanda entre outros nichos.

4. Identifique como o seu público lida com o que é oferecido

A forma de lidar de quem procura o produto ou serviço mostra se um negócio se insere entre as tendências de mercado ou se é apenas modismo. As demandas realmente influenciam no sucesso, porém é necessário observar se elas vão se manter por um longo tempo.

5. Veja qual é o impacto cultural

O impacto cultural é uma questão relevante que deve ser identificada para entender quais são as verdadeiras tendências do mercado. Nesse caso, é preciso verificar o contexto geral da estratégia de negócio, tendo em vista que o sucesso depende de diversos aspectos.

Por exemplo, identifique quem é o público-alvo, onde ele está concentrado, quais são as forças regionais, se existe um contexto sociocultural ou econômico que influencie nas vendas, qual é o cenário natural do lugar escolhido, entre outras indagações necessárias para entender qual é o impacto da proposta, o que gera uma segurança maior contra os modismos.

Antes de optar por uma franquia, faça um estudo de viabilidade do negócio, entenda um pouco mais sobre a legislação que rege esse modelo de negócio, estude o funcionamento desse sistema, para realizar uma avaliação e identificar o negócio mais apropriado para a sua realidade, evitando os modismos que podem ser bastante prejudiciais e atrapalhar todo o sonho de obter o sucesso.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para continuar sua leitura e entender também por que a Circular de Oferta de Franquia é tão importante!

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