Você é proprietário de uma marca de sucesso, um negócio bem-sucedido, com um operacional estruturado e está procurando uma forma de tirar o máximo proveito do potencial da sua empresa?
Saiba que franqueá-la pode ser uma ótima opção de expansão, isso porque, quando uma empresa se torna uma franquia, ela oferece a oportunidade de outras pessoas não só utilizarem sua marca e expandi-la, mas também de utilizar a experiência adquirida para estruturar um negócio.
Além disso, ao se tornar uma franquia, é possível usufruir de benefícios que, em regra, são exclusivos de grandes empresas, por exemplo, contar com uma marca forte que pode ser utilizada como referência, realizar investimentos mais altos em marketing e inovação, desenvolver novas estratégias e ter mais poder de negociação com fornecedores.
Entretanto, conforme veremos a seguir, existem alguns cuidados básicos que devem ser tomados pelo empreendedor quando ele decide franquear o negócio. Para que você possa entender mais sobre o assunto, trouxemos esse artigo repleto de informações que ajudarão a escalar seu negócio, criando franquias de sucesso e com segurança. Boa leitura!
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Como franquear minha marca com segurança?
Franquear uma empresa pode trazer muitos benefícios para quem deseja expandir seu negócio. Entretanto, esse passo exige muito trabalho e dedicação, principalmente no momento de desenvolver uma estratégia a longo prazo, minimizando riscos de falhas. Vejamos alguns critérios que devem ser detalhadamente observados:
Confirmar se a empresa está preparada para essa expansão
O primeiro passo e um dos mais importantes para começar a franquear um negócio é garantir que sua companhia está pronta para dar esse passo e que já tem todos os recursos necessários para cumprir com as suas obrigações.
Isso inclui, dentre outras coisas:
- verificar se o investimento que será realizado pelos franqueados é o correto para gerar lucro para ambas as partes;
- certificar que você está preparado para fornecer formação, treinamentos e todo o suporte necessário para os franqueados;
- garantir que o gerenciamento da marca seja extremamente qualificado e esteja preparado para supervisionar as operações das franquias.
Definir o modelo da sua franquia
O franqueador deve determinar como será sua franquia, incluindo os seus direitos e do franqueado e as responsabilidades de cada um.
Além disso, deverá estipular como ocorrerá a transferência de know-how para os franqueados, demonstrando como os processos devem ser feitos em cada unidade.
Determinar os valores da marca
Determinar os valores da marca possibilita que os franqueados saibam o que podem esperar da sua empresa, já que com isso é possível definir o propósito do negócio, aonde ele deseja chegar, e os princípios defendidos.
Por essa razão, é extremamente importante que as características da marca sejam definidas de forma clara, passando aos clientes e investidores um senso de pertencimento, que é a chave para criar a confiança necessária nesse tipo de relação.
Lembre-se de que os franqueados levarão sua marca com eles e que as atitudes deles podem ter influência direta no desenvolvimento do seu negócio. Por essa razão, é essencial que todos os envolvidos tenham valores próximos.
Definir os processos e procedimentos operacionais
O franqueador deve desenvolver um manual de operações para ser utilizado por todos os franqueados como referência. Esse documento deve orientá-los com relação a processos, produtos, atividades e papéis que compõem a cadeia de franquia.
O manual deverá ser completo, atrativo e de fácil compreensão, além de realmente prestar um suporte aos franqueados para aumentar a chance da transmissão eficiente de informações e da padronização das franquias.
Oferecer treinamentos recorrentes
Ainda que o franqueador forneça um manual completo, com todas as informações necessárias sobre os processos, os produtos e as atividades da franquia, é essencial que ele ainda forneça treinamentos recorrentes às franquias.
Além disso, é importante que ele preze o desenvolvimento e a atualização do conhecimento, das técnicas de gestão e operação do negócio, assim como dos produtos e serviços do negócio, o que demanda treinamentos recorrentes.
Contar com apoio jurídico qualificado
O escalonamento por meio de franchising demanda uma série de procedimentos burocráticos, como por exemplo, a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o Contrato de Franquia, que são uns dos responsáveis por garantir a segurança jurídica do negócio e proporcionar a expansão da empresa de forma legalizada.
Por essa razão, contar com o apoio jurídico de quem entende do assunto possibilita que a rede de franquias alcance o sucesso desejado, sem correr riscos desnecessários e com o suporte adequado e ágil que esse tipo de negócio demanda.
Está pensando em expandir sua empresa? Então, conte com o auxílio de quem entende do assunto. Nós, da Novoa Prado Advogados, somos especialistas em varejo e canais de distribuição, como franchising, licenciamento e todas as demais formas de expansão de marcas.
Com mais de 30 anos de experiência, nossa equipe busca trazer a inovação, segurança e agilidade que o mercado demanda para os nossos clientes.
Quer saber mais sobre o assunto ou esclarecer alguma dúvida? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de advogados especializados.
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