Conhecido pelo termo inglês “payback”, o prazo sobre retorno do investimento de uma franquia é, basicamente, o cálculo referente ao tempo que um empresário levará para recuperar o dinheiro investido em uma unidade. Este cálculo é importante para que a viabilidade de um investimento possa ser avaliada, com base em diferentes possibilidades. Para entender melhor sobre o assunto, leia este texto até o final.
Quer saber quanto tempo leva para uma franquia ter lucro? Leia: https://www.portaldofranchising.com.br/franquias/tempo-para-franquia-dar-lucro/
O que é payback – prazo sobre retorno do investimento?
Quando um empresário começa a pensar na possibilidade de se tornar um franqueado, uma das principais preocupações é sobre quanto dinheiro ele precisará investir e em quanto tempo ele terá essa quantia de volta. Esse tempo de retorno é o que caracteriza o payback, que é o cálculo do tempo necessário para que os lucros daquela unidade alcancem o valor que foi investido inicialmente.
E, por ser um parâmetro fundamental na hora de investir, o payback é visto como um indicador-chave de desempenho e precisa ser levantado antes que o dinheiro seja aplicado em uma franquia. Não é possível preestabelecer o tempo de retorno sem que tudo seja calculado, mas esse retorno pode demorar meses ou até mesmo alguns anos.
LEIA TAMBÉM: O que são royalties cobrados pelas franquias? (https://novoaprado.com.br/o-que-sao-royalties-cobrados-pelas-franquias/)
Por que é tão importante saber esse prazo?
Uma vez que decidido a investir em uma franquia, o empresário deve analisar se o tempo que ele terá para receber esse retorno está condizente com o quanto precisará para o investimento inicial. Por isso, calcular o payback se faz tão importante.
E, independente da franquia, o ideal é que esse investimento tenha retorno o quanto antes – até para que o novo franqueado possa reinvestir o valor, caso seja de seu desejo.
Outro ponto importante a ser destacado é que esse período em que o franqueado espera pelo retorno não significa que ele terá prejuízo. Com o início da operação, a unidade franqueada poderá obter sua rentabilidade, o que é suficiente para cobrir os gastos mensais e, com o passar dos meses, o valor investido no início é recebido de volta.
Como calculado o payback?
Como o cálculo é feito antes de se concretizar o investimento, ele é realizado com base nas expectativas de rendimento mensal para aquela unidade franqueada. O que também precisa ser feito é um levantamento dos custos para que seja possível manter a franquia operando.
E, tendo isso em mãos, o prazo de retorno do investimento pode ser calculado de duas formas, sendo simples ou descontado. No simples, são somados os valores de fluxo de caixa até que a soma se iguale ao valor investido inicialmente. Outro levantamento necessário é o de custos para se manter a franquia em operação.
Como fazer a conta do payback? Veja mais aqui: https://guiafranquiasdesucesso.com/noticias/quanto-tempo-franquia-da-lucro/
E se o franqueado não obtiver o retorno nesse prazo?
Apesar dos cálculos realizados previamente, pode acontecer do retorno não ser concretizado dentro do prazo programado. Isso não significa um fracasso do empreendimento, mas pode mostrar que algo deve ser feito para que o payback seja “acelerado”.
Para isso, muitas alternativas podem ser colocadas em estudo, sendo uma delas a gestão de custos. Ela pode ser uma medida interessante para alcançar o retorno do investimento. Com ela, é possível diminuir o quanto é gasto naquela unidade durante o tempo em que se aguarda pelo payback.
Payback não pode ser maior que o prazo contratual
Por fim, deve-se sempre lembrar que o prazo de retorno sobre o investimento não pode ser maior que o prazo de contrato. Isso pode parecer meio óbvio, mas alguns contratos são celebrados para durarem 36 meses e o prazo de retorno é estimado em 48 meses. Como ficam esses 12 meses restantes, descobertos pelo contrato? E se o retorno não vier no prazo justo, como fica o franqueado?
Por isso, nós, da Novoa Prado, como advogadas especializadas em franchising, sempre orientamos nossos clientes franqueadores a estimarem o prazo contratual de suas franquias oferecendo ao franqueado o prazo justo e necessário para que ele obtenha o retorno do seu investimento e o sucesso desejado.
Trackbacks & Pingbacks
[…] LEIA TAMBÉM: O que é o prazo de retorno do investimento (payback) de uma franquia? […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!