Entre os dias 22 e 25 de junho de 2022, no pavilhão de exposições do Expo Center Norte, em São Paulo, será realizada a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo, pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. No evento, centenas de franqueadoras disputarão a atenção dos visitantes, de forma a captarem bons leads que poderão se tornar franqueados – quem sabe ainda em 2022. Se você é franqueador e participará deste grande evento, ainda tem tempo de entender melhor como é possível chamar a atenção do investidor certo para o seu negócio e, mais do que isso, selecionar o franqueado adequado para sua rede. Leia esse texto até o fim e confira cinco dicas para captar os melhores leads durante e depois do evento.
ABF Franchising Expo: a maior feira de franquias do mundo
Segundo a organização da ABF Franchising Expo, a intenção da feira é a de “integrar em um mesmo espaço as principais redes de franquia do País, lideranças do setor, profissionais com variados graus de experiência, candidatos a franqueado e muito conhecimento sobre o franchising”. Assim, a feira chega a sua 29ª edição como a maior do mundo em visitação.
Ainda conforme dados da ABF, o setor já recuperou grande parte dos impactos da pandemia: as franquias registraram um crescimento de 10,7% em 2021 e o volume total de unidades cresceu 9,1% no ano passado. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.
A intenção é a de reunir pelo menos 400 marcas, neste ano, e receber 60 mil visitantes – números semelhantes ao da última edição presencial, realizada em 2019.
Nos 32 mil m² de exposição, a ABF Franchising Expo trará franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia). Completando o ecossistema do setor, participam também da feira fornecedores do franchising, pontos comerciais e, pela primeira vez, o evento será realizada de forma concomitante ao Exposhopping / Congresso Internacional de Shopping Centers, promovido pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).
A feira oferece também espaços temáticos como a Arena do Conhecimento, com apresentações gratuitas sobre diversos temas associados ao mercado de franquias no Brasil, o Boulevard de Microfranquias, com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil, e o Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. Em 2022, será criado ainda um novo espaço para startup com soluções para o setor.
Conheça os expositores da feira clicando aqui.
5 dicas para o franqueador captar os melhores leads durante e depois da feira da ABF
Reproduza o conceito do seu negócio no estande.
Pode ser que muitas pessoas já conheçam o conceito do seu negócio e que ele seja muito claro para você. Mas, para diversos investidores, fica mais claro – e atrativo – se ele for reproduzido no próprio estande. Então, uma boa dica é tentar reproduzir ao menos uma parte da operação no estande, de forma a despertar a curiosidade do visitante. Encantá-lo é uma boa forma de ele prestar mais atenção à marca.
Leve pessoas capacitadas para o atendimento.
O franchising tem no treinamento, na capacitação de pessoas, um de seus maiores trunfos. Não é segredo, portanto, que pessoas que são bem treinadas para falar do seu negócio certamente esclarecerão melhor as dúvidas de potenciais franqueados. Antes da feira, faça um treinamento jurídico com todos aqueles que estarão no estande durante o evento, de forma que eles conheçam a Circular de Oferta de Franquia (COF), o Contrato de Franquia e a lei de franquias. Dessa forma, eles não prometerão nada além (ou aquém) do que sua marca oferece ao candidato, criando expectativas erradas nele.
Não minta e nem exagere na hora da venda.
Esse ponto está diretamente ligado ao anterior. A seleção de franqueados começa na feira e, claro, você não quer que um relacionamento sem transparência seja iniciado neste importante evento. Não maquie números para impressionar candidatos, não faça promessas que não poderão ser cumpridas e nem force a barra para vender a franquia durante o evento. Lembre-se que um candidato mal selecionado corresponde a um grande problema no futuro e processos judiciais, unidades franqueadas encerradas e litígios custam caro.
Cuidado com a LGPD.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é preciso ter cuidado com o cadastro de pessoas que passam por seu estande. Para enviar a elas material posteriormente, você precisará pedir, por escrito, o consentimento delas, informando-as que tipo de dados serão coletados e para qual finalidade – se serão enviadas mala direta, e-mail marketing, sms ou outro tipo de comunicação. É importante, também, que sejam coletados dados não sensíveis, como nome completo, endereço e telefone – e nunca dados sensíveis, como religião e orientação sexual, para que problemas sejam minimizados.
Guarde seus documentos para a próxima etapa.
As regras da ABF Franchising Expo são claras: nenhum franqueador deve entregar ao visitante a Circular de Oferta de Franquia (COF) durante o evento. Então, fique atento e deixe os documentos para serem entregues e assinados posteriormente, após a conclusão do processo de seleção do franqueado. A feira é o momento de captação de leads, de conhecer candidatos pessoalmente, de explicar a eles o conceito do negócio e de atrai-los para conversas avançadas. A pressa só fará com que candidatos sem o perfil sejam aceitos pela marca e, posteriormente, haja problemas de relacionamento.
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