ilustração para suporte ao franqueado

Quem investe em uma franquia busca transferência contínua de know-how. Um negócio formatado e padronizado, treinamentos, manuais, fornecedores homologados e o mais importante: o suporte ao franqueado. Então, é fundamental que as franqueadoras não apenas cedam as suas marcas, mas também estejam a par das principais necessidades, dúvidas e problemas dos franqueados. Para isso, um suporte bem estruturado é o que faz a marca estar sempre atualizada e competitiva. Leia este texto até o final para saber como deve ser o suporte ao franqueado.

O suporte ao franqueado

Por mais que os novos investidores tenham algum conhecimento do setor em que passarão a atuar, muitas vezes eles não têm experiência no sistema de franchising. Então, uma franqueadora bem preparada é essencial nesse processo. Até porque, o suporte ao franqueado não se limita apenas à capitação inicial, o treinamento inicial concedido ao franqueado e aos seus colaboradores.

Esse suporte deve ser contínuo, para que possa contribuir com o crescimento e o sucesso do franqueado. E, nesse sentido, a colaboração vai desde a solução de problemas até a correção de erros para que aquela unidade funcione da maneira mais lucrativa possível. Isso transmitirá, ainda, segurança àqueles que estão investindo na marca.

Os tipos de suporte à unidade franqueada

A máxima de que conhecimento é um dos bens mais valiosos que uma pessoa pode ter se faz valer quando assunto é franchising. Este é um dos principais atrativos para os franqueados e, por isso, deve ser repassado com eficiência pelas franqueadoras. Cada marca, claro, terá sua estrutura, seu know-how e seu jeito de trabalhar.

Mas, quando o franqueado chega para aquela franquia, é fundamental que tudo isso seja mostrado com detalhes e de uma maneira eficiente. E, com base nisso, o investidor terá grande parte de suas dúvidas respondidas e um planejamento muito bem estruturado, com ajuda na hora de selecionar o ponto comercial, no treinamento de funcionários, projeto arquitetônico, apoio jurídico e mais diversas dicas.

O suporte ao franqueado se inicia quando ele adquire a franquia e deve perdurar durante todo o seu contrato.

Quando o franqueado assina o contrato, ele precisa de todo o suporte para iniciar o negócio. E isso se dará a partir dos profissionais alocados em equipes de Expansão, Jurídica, Implantação, Marketing, Treinamento e Operações – sendo que cada rede denomina de forma diferente os grupos de seus colaboradores.

O importante é que o novo franqueado conte com especialistas em lhe oferecer treinamentos, orientações para abertura da empresa, aprovação do ponto comercial, assinatura dos documentos, implantação da unidade franqueada, capacitação dos seus colaboradores, contatos com fornecedores e tudo o mais que for preciso para que a unidade franqueada comece a operar.

Depois, no decorrer do contrato, ele precisará de suporte para o dia a dia e, quem sabe, para a abertura de novas unidades franqueadas, tornando-se até um multifranqueado.
Apoio jurídico

É fundamental que as franqueadoras contem com os serviços de um advogado especialista em franchising. Em geral, a franqueadora contrata uma equipe que lhe presta suporte e esses profissionais interagem com os franqueados, não os representando, mas sendo a interface da franqueadora no relacionamento com a rede. É fundamental que os franqueados conheçam a equipe jurídica que representa a franqueadora e confie na capacidade dela, porque é preciso que haja empatia entre as partes e o entendimento de que a transparência do advogado especializado em franchising e sua honestidade vão além dos interesses da marca.

Quando os franqueados têm consciência da lisura e competência desse profissional, eles sabem que, por mais que o advogado represente os direitos da franqueadora, ele é capaz de agir pelo bem da marca, de forma coerente e sempre pensando em preservar o bom relacionamento entre as partes, tentando chegar a um senso comum, em que todos se sintam satisfeitos com o resultado das negociações e estratégias adotadas.

É esse profissional quem poderá atuar nas orientações jurídicas e administrativas que serão necessárias ao longo de todo o processo e não apenas durante o início de uma nova operação, por mais que esta etapa seja importante.

LEIA TAMBÉM: O que é o pré-contrato de franquia?

Dependendo do tipo de contrato com a franqueadora, o advogado da franqueadora pode designar parceiros para responder questionamentos sobre o Pré-contrato de Franquia, o Contrato de Franquia, a Circular de Oferta de Franquia (COF) e também para auxiliarem nas dúvidas referentes ao registro na Junta Comercial, ao CNPJ, a inscrição na Receita Federal e qualquer outro processo burocrático.

LEIA TAMBÉM: O que é Circular de Oferta de Franquia (COF)

Quando o suporte se dá de forma contínua, o apoio jurídico também se apresenta na relação entre franqueador e sua rede franqueada. Nas reuniões do Conselho de Franqueados, por exemplo, é imprescindível que um advogado especializado em franchising esteja presente, para esclarecer dúvidas dos conselheiros e apontar o que é possível ou realizar, dentro das estratégias propostas, conforme o contrato de franquia ou as leis que regem o setor daquela marca. Os advogados também podem participar de convenções e outras atividades da franqueadora, para troca de experiências e convivência harmônica com os franqueados.

Ponto comercial e projeto arquitetônico

Para que a loja tenha sucesso, a escolha do ponto comercial é de extrema importância. Aqui, o suporte ao franqueado se faz fundamental, já que a franqueadora pode utilizar parâmetros de geomarketing para encontrar o local ideal para a instalação daquela unidade.

Definido o ponto, é preciso que a unidade franqueada seja construída ou adequada de acordo com o projeto arquitetônico já padronizado pela marca. Esse projeto guiará todas as unidades franqueadas.

Treinamento como suporte ao franqueado

Além de toda padronização e material cedido pela marca, o bom funcionamento das lojas depende, claro, de bons funcionários. Por isso, o treinamento de pessoas é um dos pontos importantes dentro desse suporte. Eles são uma maneira de repassar os valores da marca e mostrar como ela atua para atrair e padronizar clientes.

Os treinamentos – que podem ser presenciais ou até mesmo on-line – podem abordar diferentes temas que farão a diferença no gerenciamento de cada unidade franqueada.
Suporte contínuo: o segredo do sucesso

Como dito, cada marca deve desenvolver o suporte ao franqueado conforme suas necessidades. Entretanto é certo que o suporte deve ser contínuo e capaz de manter a rede padronizada e unida.

É o suporte que pode ajudar na implantação de novos produtos e serviços, que leva mais tecnologia às unidades franqueadas, que permite mudanças e atualiza a marca. A partir de um bom suporte, os franqueados se desenvolvem mais, se sentem pertencentes à rede e mais valorizados, proporcionando resultados benéficos para o sistema e para a Marca.

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