No dia 19 de novembro, comemora-se o Dia do Empreendedorismo Feminino. Em se tratando das franquias, praticamente metade delas já são operadas por mulheres, no Brasil: segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, 49% das unidades franqueadas são geridas por mulheres.
Leia este texto até o final e entenda por que elas têm ocupado cada vez mais espaço no franchising.
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Segundo o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, com base em dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 34% dos brasileiros que trabalham por conta própria ou possuem uma empresa são mulheres. Em franquia, porém, esse índice cresce para 49% dos negócios.
E o que as mulheres buscam nas franquias? Transferência de know-how, segurança e suporte são os itens mais valorizados por elas, que sabem que, por serem negócios já testados, as franquias têm mais chance de obterem sucesso.
Vantagens das franquias em relação aos negócios independentes
Em relação aos negócios independentes, as franquias apresentam vantagens:
1 – Para ser franquia, deve existir a transferência de know-how
A lei 13.966/19 vincula o franchising à transferência de know-how. Essa questão é citada na lei por duas vezes: no artigo 1º, o legislador citou que o franqueador autoriza o franqueado a usar sua marca sempre associada ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador (know-how). Já no artigo 2º, inciso XV, pede-se que o franqueador deixe clara a situação do franqueado no término do contrato em relação ao know-how recebido.
Assim, ao adquirir uma franquia, o empreendedor (ou empreendedora) receberá o treinamento que fará com que erros sejam minimizados e ele já inicie seu negócio com uma vantagem a mais em relação a iniciar um negócio independente, em que teria que aprender por conta própria.
2 – A franqueadora investe em tecnologia
As franqueadoras sabem que, para se manterem competitivas, devem investir em tecnologia. Isso significa inovar em produtos, serviços, processos e recursos que as tornem eficientes e eficazes. E os franqueados se beneficiam dessa estrutura ofertada.
3 – O marketing das redes é cooperado
Quando se faz parte de uma rede franqueada, cada unidade colabora com a taxa de royalties, que é aplicada em prol da marca. Assim, o nome ganha visibilidade e é possível desenvolver estratégias que não seriam possíveis sozinho.
4 – As compras em volume são mais vantajosas
Quando uma rede negocia com fornecedores, obtém vantagens pelo volume adquirido. Então, preços, condições de pagamento e prazos de entrega para franqueadoras, que compram grandes volumes, costumam ser melhores do que para quem compra em pequenas quantidades – caso dos negócios independentes.
5 – Treinamentos e suporte constantes
As franqueadoras sabem que um dos segredos do sucesso de seus franqueados é a oferta constante de treinamentos e suporte constante. Assim, essa estratégia permite que conhecimento seja reciclado e os serviços e produtos ofertados ao consumidor cada vez se aprimorem, fidelizando-o.
6 – É importante ter com quem compartilhar ideias e problemas
Quando se faz parte de uma rede, é possível compartilhar ideias e buscar a solução de problemas com o grupo. Quem tem um negócio independente costuma sentir-se isolado, muitas vezes sem ter a experiência de poder compartilhar seus problemas e buscar soluções com quem vive a mesma experiência.
7 – A taxa de mortalidade das franquias é menor do que a dos negócios independentes
Segundo dados do Sebrae, a taxa de mortalidade dos negócios independentes é de 25%, até o segundo ano de atividade. Em franchising, esse índice cai para 2,9%, conforme levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franchising.
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Por que as mulheres têm mais sucesso na gestão das franquias
Uma pesquisa indicou que as mulheres franqueadas faturam cerca de 30% a mais que os homens. Isso pode ser explicado por alguns fatores comportamentais.
A mulher costuma ter boa habilidade de comunicação e, por ser o franchising um sistema de gestão de pessoas, esse seria um facilitador na hora de conduzir equipes.
Outra característica do franchising ao qual as mulheres se adaptam com mais facilidade é a padronização. Ao seguir as regras do negócio, a franqueada minimiza os erros da operação, tendendo a alcançar o retorno do investimento no prazo estimado ou até antes dele.
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Mulheres empreendem também em outras áreas do franchising
Além das mulheres franqueadas, também cresce o número de mulheres franqueadoras – aquelas que concedem suas marcas para outros empreendedores investirem, multiplicando a marca.
E, paralelamente, as profissionais que dão suporte ao sistema, em todas as áreas, como Expansão, Operações, Marketing, dentre outras.
Na área Jurídica, é fundamental que as franqueadoras contem com advogadas especializadas em franchising. Também empreendedoras, Melitha Novoa Prado e Thaís Kurita, que comandam a banca da Novoa Prado Advogados, estão há 30 anos no mercado e têm todo o conhecimento estratégico para auxiliar franqueadoras em seus documentos e atuar no relacionamento da rede.
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